Como fazer Pedras no Blender com detalhes de musgo (Modelar Pedras no Blender)
Texturizar modelos 3D muitas vezes pode ser um desafio. Muitas vezes pensar na texturização antes mesmo da modelagem pode facilitar o nosso trabalho nesse ponto.
Nessa prática vamos aprender a modelar pedras no Blender e criar algumas variações de modelos usando a ferramenta de edição proporcional (Proportional Editing).
Também vamos ver como fazer um corte em nosso modelo com Mark Seam para criar um Mapa de Textura (UV Map) e usar uma técnica de espelhamento para conseguir uma textura contínua e sem marcas de junção.
Uma função bem legal do Blender é o Minimize Stretch que ajuda a harmonizar os vértices e reduzir os danos a nossa textura durante algumas modificações nos modelos. Dessa forma podemos criar variações de modelos sem comprometer a texturização inicial.
Para conseguir um efeito mais realista nas pedras, vamos aprender como mesclar duas texturas em nosso modelo para criar os detalhes de musgo nos vãos da rocha e também adicionar pequenos relevos e brilho em pontos específicos.
Baixe os arquivos* desta prática pelo link abaixo: