Como fazer simulação de tecidos no Blender (Almofadas e Travesseiros)
Fazer simulação no Blender é tudo de bom, mas quando usamos simulação para criar objetos em 3D, é incrível!
Muitas vezes tentamos chegar a um resultado final em nossa arte e não conseguimos alcançar aquele resultado mais realista.
Quando falamos em realismo no blender, o melhor é usar simulação de física em objetos! Além de simplificar o processo de criação, conseguimos um resultado muito mais realista.
Nessa prática vamos usar algumas ferramentas como o Cut Loop para recortar nosso objeto, o Unwrap para criar um mapa de textura (UV Map) com uma técnica de espelhamento de textura.
Vamos ver também como aplicar relevos em nosso objeto usando o Bump para simular a textura de tecido em nossa almofada.
O ponto principal dessa prática é que vamos usar a simulação de física para inflar nossa almofada.
Com a física Cloth que faz simulação de tecido e o Force Field que usaremos para fazer o enchimento, será possível criar um objeto muito mais realista e em poucos segundos!
No final deste video tutorial de blender coloquei uma animação de almofadas com cores e texturas diferentes.
Baixe os arquivos* desta prática pelo link abaixo: