Blender 3D Brasil Youtube Facebook Instagram
Blender 3D Brasil - Modelagem, Texturização e Animação 3D!

Como ter mais agilidade no Blender 3D?
Seleção Rápida e Novas Formas de Selecionar!

Como ter mais agilidade no Blender? Seleção Rápida e Novas Formas de Selecionar! No Blender, existem várias ferramentas de seleção que funcionam no modo objeto, modo de edição e algumas delas funcionam também em outros editores, como o shader editor, timeline, graph editor, entre outros.

A seleção mais comum é o clique sobre o item a ser selecionado e o Shift+Clique para ir somando ou subtraindo a seleção. Mas existem outras formas de selecionar que muitas vezes otimizam o tempo para selecionar o que precisamos.

Seleção Circular (Circle Select): Seleção em círculo. Apertando a tecla “C”, abrimos essa ferramenta para selecionar tudo que estiver dentro do arco. Podemos aumentar ou diminuir a área de seleção, basta rolar o scroll do mouse. Essa ferramenta é muito útil principalmente no modo de edição, pois quando precisamos selecionar alguma parte circular, basta alterar a área de seleção e, em um único clique, conseguimos selecionar.

Seleção Retangular (Border Select): Essa ferramenta ajuda a selecionar áreas lineares, quadradas ou retangulares. Aperte a tecla “B” para acioná-la, clique em uma região inicial e arraste para a outra extremidade, levando em consideração que tudo que ficar dentro da área pontilhada será selecionado, ou deselecionado caso esteja segurando a tecla “Shift” durante o processo.

Selecionar Tudo (All Select): Apertando a tecla “A”, é possível selecionar tudo na edição e, apertando duas vezes, retiramos toda a seleção.

Selecionar Malhas: Existe uma função para selecionar partes soltas no Blender, ou seja, quando temos duas malhas separadas em um mesmo objeto, podemos apontar o mouse para essa parte e pressionar a tecla “L” para selecionar toda aquela parte solta. Essa ferramenta também permite selecionar por material (partes específicas com material diferente), por Seam ou Sharp (seleção pelos cortes da malha), por UVs (mapa UV - abertura da malha).

Mas, nesse caso, existe um macete incrível para ajudar no processo de seleção de partes mais complexas da malha. Quando unimos a função Hide “H” para ocultar o que está selecionado, podemos ocultar as extremidades da região que queremos selecionar e separar aquela malha por um instante. Dessa forma, quando apontamos o mouse para aquela região que agora é uma parte solta, basta pressionar a tecla “L” para selecioná-la. Simples assim!

Seleção de Edge Loops: Basta segurar o ALT+Clique em uma das arestas para selecionar uma Edge Loop completa! Segurando o Shift+Alt+Clique, vamos somando ou subtraindo a seleção de Edge Loop.

Seleção Randômica (Random Select): Com essa ferramenta, conseguimos selecionar aleatoriamente vértices, arestas ou faces espalhadas pela malha. Pode ser útil, por exemplo, para criar efeitos coloridos, atribuindo diversos materiais em partes aleatórias ou mesmo para criar deformações aleatórias em seus objetos.

Seleção por Padrão: Essa ferramenta é incrível, pois permite repetir um padrão da primeira seleção, ou seja, basta selecionar duas partes e, segurando as teclas Ctrl+Shift e apertando a tecla “+”, vamos criando a próxima seleção de acordo com o padrão que criamos nas duas primeiras seleções.

Seleção com Espaços (Checker Deselect): Podemos definir um espaço de malha entre as seleções, o que nos permite fazer seleções mais complexas de forma instantânea, dependendo da nossa necessidade.


Curtiu este vídeo? Então se inscreva no canal Blender 3D Brasil para aprender técnicas rápidas e simples em português!

Youtube Facebook Instagram
Siga nossas redes para ver as novidades.


Blog Atualizado!

Aula Particular de Desenvolvimento 3D com Lucas Lopes do canal Blender 3D Brasil
Aula Particular de Desenvolvimento 3D com Lucas Lopes do canal Blender 3D Brasil